terça-feira, 19 de maio de 2009

Enfim, o inverno chegou!


O Ravi odeia, mas nós aqui, de Brasília, adoramos! Este é o segundo dia em que saímos de casa com casaco e jaqueta! Uou!

Tudo bem que não é o frio de -35º do Canadá. Mas esse friozinho gostoso de 12 graus já nos proporciona dormir de edredon, enrolar um lenço ou foulard na garganta, esfregar as mãos e dizer "quero uma xícara de chá quente". Nem é lá essas coisas, mas perecer no calor é muito pior, então estamos naquele clima ideal, gostoso de curtir, tomar vinho e comer fondue. Que os palmenses morram de inveja!

De acordo com o Aurélio (não o dicionário, mas o meu amigo recém-chegado do saara tocantinense), este é o primeiro inverno dele no Planalto Central. Segundo dia de friozinho, lá está ele todo emocionado, enrolado em um cachecol e jaqueta de couro suando que nem um condenado dentro do metrô. Firme e forte, pois é apenas o começo e não dá para perder a pose. Mas, não é preciso desanimar, vai esfriar um pouquinho mais e talvez até dê para usar touca e luvas para quem madruga no serviço.

O bom do frio é que dá para se vestir decentemente, pelo menos no sul, sudeste e centro-oeste do Brasil. No Canadá até dá preguiça de se trocar ou sair de casa com toda aquela nevasca aguardando o indivíduo lá fora. No rigoroso inverno do Canadá, as pessoas parecem bolinhos de algodão com variadas camadas de roupas. Em Brasília, capital do Brasil, a gente enrola uns paninhos no pescoço, calça uma bota legal e joga um sobretudo nas costas. Que país mais feliz!

Até me dei o trabalho de pesquisar os paninhos de pescoço:



Cachecóis tem a função de proteger o pescoço do frio, são mais volumosos, estreitos e compridos. Podem ser de lã, sintético e algodão, mas têm franjas nas pontas. Usa-se dando voltas ou jogado sobre a garganta.

Echarpes são de tecidos leves como chiffon e musseline. Lembram cachecóis, pois são compridos, mas não têm volume e compões looks mais finos.

Xales são peças grandes de algodão em formato retangular ou triangular que servem para proteger todo o colo do frio, com ou sem franjas. O ideal é usar as pontas sobrepostas uma à outra.

Foulard são lenços de seda quadrados, 70x70cm, com ricas estampas. Geralmente usados mais afrouxados em formato triangular para compôr um visual básico ou para dar um charme numa bolsa ou calça. Confira as maneiras mais tradicionais usadas na Europa aqui.

Lenços são menores, 50x50cm, feitos de tecidos moles e estampas diversificadas para enfeite da nuca.

Lenços palestinos inspirados no Keffiyeh árabe estão na moda. Enormes, 105x105cm, com franjas e estampas do oriente médio, são usados como o foulard.

E aqui tem um vídeo da consultora de moda Glória Kalil dando dicas de como usar tudo isso.

Achei tão legal o uso múltiplo dos lenços, e eles não saem de moda, que até me arriscarei a dar um nó na garganta amanhã para ver se me sinto mais charmosa...

6 comentários:

Soraya Wallau disse...

Oi Kriska, pois é, o inverno chegando por aí e a sensação gostosa de estar se vestindo bem, por aqui ao contrário, agora q o inverno está indo nós podemos usar as roupinhas desse jeito q vc falou e eu já tirei todos os lenços, echarpes, etc do armário, agora sim é meu tempo de gente!!!
Bjinhos, amei a sua pesquisa.

Unknown disse...

pois é ta chegando o frio, que coisa, eu que sou brasiliense de nascimento e que moro aqui desde entao devo dizer que nunca me acostumei com o clima louco de brasilia, mas analisando o frio é bom ai tem festa juninas, julinas e agostinas, quentao canjica e pipoca, rs... bem com relação a moda, sou homem entao veste duas camisas joga um jaqueta e uma calça e ta perfeito o negocio é nao sentir frio, rola ate uma toca e luvinha rs... uma amiga internacional minha ( gente que ja foi pros estrangeiros ) disse que em Brasilia nos temos clima de Paris... entao meninas sentam-se a vontade para se enfeitar com seus badulaques e etc... nao se esqueçam de um bom vinho ou para as mais chegadas uma boa cachaça rs...

beijos a todos...

Unknown disse...

A sim esqueci de comentar rs... da hora as tatoos da nossa bloqueira Soraya... rs...

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Oi Kriska, nossa me amarrei nessas dicas. Vou providenciar uns para mim!
Eu adoro inverno, as pessoas se vestem mais elegantes.
Podemos dormir bem agarradinhas, debaixo de um edredon, tomar um vinho, ir para serra!!
Ai não existe estação mais gostosa!!
Beijos

Unknown disse...

Adooro!!! Como diz a nossa amiga Fá: eu sou européia só nasci no lugar errado.. kkkk
Aqui no Canadá eu tive certeza disso. Eu adoro esse frioinho. aqui agora começa a esquentar, ta na media dos 15 a 19 graus e a gente pode usar roupas não tão pesadas, lencinhos e etc..
E como é bom se vestir.. a gente fica mais elegante, mais bonita e vive bolando uma combinaçao nova.
Beijos!!! e aproveita o friozinho sim.. toma chocolate quente, vinho no parque, mil e uma sobreposições.. aêêê!!!!

Criska disse...

Vinho é o que mais tenho tomado, meninas! Estou tentando chegar sóbria no trabalho...