domingo, 12 de julho de 2009

Bolsas de Estudos no Exterior


Passei o final de semana buscando informações sobre bolsas de estudos no exterior. Como qualquer viagem, é preciso planejar com antecedência. Buscar informações é o primeiro passo. Depois é necessário investir no idioma, ficar de olho nos prazos e correr atrás da papelada.

Resolvi aproveitar melhor a solteirice e usufruir dessas oportunidades (a maioria das bolsas limita a idade em no máximo 35 anos). Meu objetivo é a pós-graduação em comunicação social no exterior. Encontrei algumas informações nos consulados, as quais divido com os leitores:

1)EUA
PROGRAMA "OG - OPPORTUNITY GRANTS"
Auxílio de até US$ 5.000 para ingresso em Universidades nos EUA. Não oferece bolsa durante os estudos. O aluno entra em contato com a Universidade por conta própria.
Não há prazo estabelecido.

2)Inglaterra
Exigência de nota mínima de 6.5 no IELTS (International English Language Testing System). Oferece bolsa auxílio (valor não divulgado), cobre despesas acadêmicas (taxas, matrículas e mensalidades) de até £12.000 (doze mil libras esterlinas), mas não inclui passagem aérea.
3)Alemanha
Programa de pós-graduação com relevância para países em desenvolvimento
Bolsa de 750 EUR, seguro saúde, ajuda de custo para passagem aérea e curso preparatório de alemão.
Inscrições: até 28/08

4)França
O Governo da França não oferece bolsas, elas são oferecidas por organismos internacionais.

5)Japão
Bolsa para não-descendente somente em maio de 2010.
Oferece bolsa de 153 mil ienes, passagem aérea, 6 meses de curso de japonês e insenção de taxas escolares. Exige fluência em inglês ou japonês. E uma carta da universidade aceitando o aluno.

6)Austrália
Programa Endeavour
Oferece bolsa (sem valor divulgado), passagem aérea e seguro saúde.
Exige certificação IELTS (International English Language Testing System) e TOEFL (Test of English as a Foreign Language).
Inscrições até 31/07

7)Espanha
Já encerrou o prazo para inscrições, mas vale a informação para o ano que vem.
O Banco Santander financia o aperfeiçoamento em espanhol para graduados por três meses na Universidad de La Rioja, na Espanha.
Oferece bolsa de € 2.000 (dois mil euros), alojamento universitário, seguro saúde e insenção de taxas acadêmicas.

8)Canadá
O edital para pleito de bolsa encerrou em 29/06. Mas quem se interessa em estudar no país, os links estão em: http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/study-etudie/index.aspx?lang=por&menu_id=47&menu=L

Escolhido o objetivo, é preciso direcionar o foco. Aperfeiçoar o idioma e regularizar a documentação para inscrição e enviá-la dentro do prazo. Depois torcer para ser selecionado nas disputadíssimas bolsas de estudos.

3 comentários:

Glês Nascimento disse...

Mk...obrigada pela dica! Tenho muuuito interesse nisto! Vou acompanhar tudo...beijo

BarbieGirl disse...

Muito boa sorte para vc e não esqueça de nos contar como anda os planos!!!
Muito legal sua ideia!


bjks

Carol, Ênio e Leila disse...

Oi Cris,
continua firme e forte no inglês?

beijo,
Carol