quinta-feira, 27 de maio de 2010

Monbukagakusho


Esse palavrão simboliza na minha vida "viver no mínimo dois anos no Japão com bolsa de pós graduação do governo japonês".

Enfim, terminei meu protótipo de projeto (se é que existe isso) baseado no pedido pela Embaixada do Japão: introduçao, justificativa e metodologia. A referência bibliográfica era facultativa. Obrigada Cynthia Mara, colega de faculdade na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e doutoranda na Universidade de Brasilia (UNB), por ter acendido a luz no último minuto e colocado em ordem a minha bagunça mental!

Ainda tenho 12 horas para traduzir para o inglês e entregá-lo no Departamento de Cultura junto com uns documentos traduzidos para inglês e japonês... Seja o que tiver que ser! E viva o tradutor google online!

Preparei-me durante um ano para isso, fora os seis meses pesquisando bolsas de estudos no exterior para chegar até aqui. Dentro desse período, tive nove meses de intensivo de inglês, dois semestres de curso básico de japonês e um semestre na pós-graduação da UNB como aluna especial. O ano de 2009 passou voando! E só agora que me dei conta disso.

Sei lá se tem gente mais preparada do que eu no exame de idiomas que será realizado no dia 7 de junho, mas fiz o meu melhor no prazo que tive. A família também foi muito importante, ainda mais minha querida irmãzinha Zuzu e meu cunhado Gêo que me deram a oportunidade de cursar um caro curso de inglês (e põe caro nisso). E acho que também devo algo a Deus devido às orações da minha mãe.

Mas isso é um post de agradecimento? Então, não poderia deixar de citar todas os amigos do Tocantins que me apoiaram e, principalmente, os que não me atrapalharam entendendo meu momento de introspecção e dedicação aos estudos. E também ao Fred que teve a grande idéia de me alfinetar para fazer uma pós com a célebre frase "Até os 20 anos, você é promessa. Depois dos 30, você é alguém que deu ou não deu certo". Agora ele afirma que isso foi culpa do vinho. Então o deus Baco merece algum mérito também.

Bem, se não for dessa vez, não será a última ocasião que o Ministério da Educação, Cultura, Esporte e Ciência e Tecnologia do Japão ouvirá falar de mim. A bolsa Nikkei Scholarship Projeto Realização do Sonho abre dia 1° e lá estarei eu e minha pastinha debaixo do braço de novo.

Yoroshiku onegai shimasu!

2 comentários:

HEBERT´S disse...

Snif... snif... sinf...

omorikazuyoshi disse...

vai com fe
pq eu acho que sou carta fora do baralho
応援するから
頑張ってね