segunda-feira, 23 de março de 2009

Mulher de quase 30


Me disseram que até os 25 anos, você tem "20 e uns". Entre 26 e 28, se tem "20 e tantos". Mas os 29 é o famigerado "20 e todos". Porque depois disso, são inevitavelmente os 30.

Fazer 29 anos é poder escolher o quê, quando e onde. Não sou mais obrigada a comer o que a mamãe manda, nem ir onde não quero. Posso escolher entre aturar uma sogra ou casar agora, falar palavrão, viajar para onde quiser, ler livros eróticos, dizer sim ou não para um homem ou comprar algo caro.

Aprendi também que vinho bom é melhor do que cerveja; que tenho mais informações intelectuais que vão impressionar um homem interessante; que posso não ter o frescor dos 16 anos, mas meu senso de humor ficou muito melhor; que ser mestiça tem seu charme; que cozinho melhor agora e sei fazer um sexozinho bom.

Não tenho mais medo do escuro, nem de tarado. Consigo abrir um vidro de azeitona, martelar uma tábua, plantar tomatinhos cerejas na sacada, ir sozinha ao cinema e ainda tenho amigas para contar em qualquer hora!

E ainda posso ouvir, numa boa, piadinhas por chegar atrasada na própria festa de aniversário. "Ô, é a noiva que chega atrasada na festa e não a aniversariante". E "Você reserva mesa para 15 pessoas, chega depois da meia-noite e ninguém senta na mesa?".

Posso comer no dia do meu aniversário, ostras gratinadas no Pontão do Lago Sul. Mesmo que o queijo tenha lhes tirado o sabor exótico. E à noite, comida japonesa no Haná e passar o domingo digerindo e arrotando sashimi, salmão, missoshiro e shimeji. Uma despedida dos "20 e tantos".

Mas o melhor de fazer 29 anos ficou reservado para esta segunda-feira, 23. Passei na seleção para Aluno Especial no Mestrado de Comunicação da UNB - Universidade de Brasília. Ainda não é o mestrado, mas um sinalizador que aos 30 algo vai mudar.

Em resumo, estou me sentindo mais capaz porque agora sou madura, aspergindo aroma. E ainda não caí do pé. E quando cair, vai ser com categoria!

3 comentários:

Unknown disse...

Parabens Emika... Pelo aniversario e pela selecao. Boa sorte!!!
Adorei o texto.. eu ainda to nos vinte e tantos mas, ja comeco a sentir o gostinho de metade das coisas escritas ai..
bjao...

Criska disse...

Gracias!

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Criska, em belas palavras vc soube traduzir um pouco de sua vida e de sua maturidade em 29 anos...
Parabéns pelo trabalho e pelos sonhos que estão sendo concretizados... Parabéns!
Escrevi um texto sobre mim ontem e me amarrei ao ler o seu! Quanta sabedoria moça!!
Mas, vim aqui com um prpósito diferente, te dizer que tem um selinho para vc em meu cantinho, pq o seu blog é arretado de bom!
Espero que goste!
beijos