segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Perfumes I – Percorrendo o mundo virtual dos aromas



Fui desafiada a escrever sobre perfumes, aromas e essências. E tenho que admitir, está sendo um grande desafio por ser um tema pouco explorado por mim.

Não sou uma especialista, então tive que recorrer ao método jornalístico: pesquisa prévia, levantamento de fontes, entrevistas e, por último, testes.


Depois de muitas conversas, consultas e rascunhos, as portas do mundo sensorial se abriram... Sinestésico!


Como o tema é instigante e com tanta informação, eu não sabia o que eliminar para não ficar um post tão grande.


Para solucionar a questão, resolvi postar por partes. E no primeiro capítulo dessa aventura, narro minha empolgação e frustrações iniciais:


Eu: Oi, estou escrevendo sobre perfumes, poderia me dar uma opinião?


Entrevistado 1: Não uso perfume. Não gosto. Cheiros me enjoam e me fazem passar mal, até nos outros.


Entrevistado 2: Sou pobre, não entendo nada disso. É melhor perguntar a outra pessoa.


Entrevistado 3: Eu gosto do cheiro da pele quando a pessoa acorda de manhã...


Entrevistado 4: Poxa, que legal! Quero dicas, não entendo nada de perfumes e preciso de indicações. Vou pelo seu blog, hein?


Eu queria soluções e as pessoas me davam indagações. Meu erro foi acreditar que ouvindo opiniões distintas, teria um mundo sensorial. Era melhor ir direto à fonte: uma vendedora de perfumes.


Então, Entrevistado nº 4, essa é especialmente para você!

Os mais vendidos:


Femininos: Channel nº 5 (Chanel), Angel (Thierry Mugler), Gabriela Sabatini (Gabriela Sabatini), J'adore (Dior), Dolce&Gabbana (Dolce Gabbana), Flower (Kenzo), Laguna (Salvador Dali), Eternity (Calvin Klein), Amour Amour (Lâncome) e os nacionais Floratta In Gold (Boticário) e Criska (Natura).


Masculinos: Polo (Halph Lauren), Ferrari Black (Ferrari), Kouros (Yves Saint Laurent), Armani (Armani), Poison (Dior), UDV (Ulric De Varens) e os nacionais Kaiak (Natura) e Dimitri e Uomini (Boticário).




Os mais admirados:


As mulheres adoram neles: Hugo Boss (Hugo Boss), Animale (Animale), Safari (Ralph Lauren), 212 Sexy Man (Carolina Herrera), Fahrenheit (Dior), Espirit (Antonio Banderas), Azzarro (Azarro), Mont Blanc (Montblanc), Joop! (Joop). Entre os nacionais, a aposta certa é no Kaiak (Natura), Urban Code , Vezzo e Ladro (L'acqua di Fiori) e Uomini, Portinari e Malbec (Boticário).

Os homens adoram nelas: 212 Sexy (Carolina Herrera), Dolce&Gabbana, Hypnotic Poison (Dior), Inizzio Amore (L'acqua di Fiori), Criska e Humor (Natura), Egeo Dolce e Floratta in Gold (Boticário) e quase todos da Lâncome e Cacharel (...).


Conclusão: para seduzir, os homens devem usar perfumes amadeirados e as mulheres, adocicados.




Claro, há uns detalhes importantes a serem levados em conta.



1) Perfume + odor da pele = reação química.

Cientificamente falando, nossos hábitos alimentares influenciam diretamente nos odores naturais do corpo. Não é o mesmo num papelzinho provador, é melhor provar na pele.


2) Recomendações de bom senso:

Cítricos e florais são mais indicados para o dia ou noites quentes.

Amadeirados e doces para usar a noite ou em dias frios.


3) Locais que esquentam mais, por tanto indicados para uso: pulsos, nuca e nas dobras dos braços e pernas. No caso dos Eau de Parfum (alta concentração), o indicado é borrifar para cima, deixando que a “suave nuvem aromática” recaia sobre sua cabeça (aos pés)... Senão ninguém vai suportar manter-se ao se lado por mais “cheiroso” que você ache que esteja... Vai por mim.


OK. Já temos uma noção do espírito aromático que circunda nossa áurea corporal. Mas como saber que perfume combina mais com você? Isso é o tema do próximo capítulo desta novela (sim, se tornou uma novela). Não perca!

Porque até eu tive que descobrir que tipo de perfume combina comigo...







Índice:

Perfumes I - Percorrendo o mundo virtual dos Aromas

Perfumes II - Seguindo Aromas

Perfumes III - Que tipo de perfume combina com você?
Perfumes IV - Anotações no Café
Perfumes V - O Homem do Trem


7 comentários:

Rafaela Lobato disse...

desculpa, amiga por não ter contribuido com sua pesquisa. Mas saiba que sou uma pessoa frustrada por nunca chegar a saber qual é o perfume que combina comigo... e se chegar a descobrir, não vou usá-lo por mais que alguns minutos...

Unknown disse...

Perfume é complicadinho, mas parabénsss!!!

Vamos as compras, então!

hehehe

Srta. Scarpin disse...

Jå viu o filme PERFUME? Indico. =)

A Francesa disse...

O Grupo A Francesa atua há mais de 10 anos no mercado de perfumaria e cosméticos.

A Loja Virtual A Francesa visa levar nossos produtos a todas as partes do Brasil, com a máxima transparência e agilidade.

Acesse www.afrancesa.com.br

Anônimo disse...

a maior perte de perfumes que tenho é de florais uns 4 mas amei um que vi na loja da agua de cheiro, o nome do perfume é atractive o cheiro dele me agrada muito... bom os perfumes que tenho eu ganhei e outros eram de minha mãe ela não quis usar eles mais por que eram fortes demais e me deu porque ela comprou então??? uns ela ganhou de amigos eu gosto do cheiro mas eles tem um cheiro um pouco forte mas não tão forte aponto de me fazer espirrar pois sou alergica a perfumes fortes demais o meu irmão tem um o nome dele é mopsy do o boticário toda vez que ele usa e chega perto de mim começo a espirrar mas fazer oque né... o gosto e dele. sera que meu tipo de perfume é os florais?... fiz o teste e deu que sou romantica perfumes florais e frutais será?. espero sua opnião sobre o que eu escrevi.

Criska disse...

Não conheço esse Mopsy da Boticário, mas confesso que procurei no site e não encontrei. Então não posso comentar sobre ele. Mas será que seu irmão não passa demais?

Eu espirro quando como coisas amargas (chocolate, café, halls, vinho etc), não espirro com perfumes. Talvez suas narinas sejam sensíveis a algum tipo de substância.

Mas, uma coisa que aprendi é que, na verdade, passamos perfumes para os outros... Nem sempre o que gostamos é o que nos cai melhor. Depende da sua pele (O Jadore, por exemplo, fica muito melhor numa morena adulta e o Miracle, numa adolescente), se é dia ou noite (doces e amadeirados para a noite, cítricos e florais para o dia) e para onde vamos (praia,campo,trabalho, balada, lugar frio ou quente etc).

Com certeza vc é romântica, mas tente ousar com outros perfumes e encontrar o seu, visite outras lojas. Há um mundo de aromas por aí...

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom